Biomedicina Geral Notícias

Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais

Escrito por Carla Brito Lopes

É oficial.

Desde 21 de julho de 2014, pode ser ministrada a licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais.

De acordo com o Despacho n.o 9409/2014 publicado Diário da República, 2.a série — N.o 138 — 21 de julho de 2014,

“os ciclos de estudos de licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais habilitam para o exercício das profissões de:

a) Técnico de análises clínicas e de saúde pública;

b) Técnico de anatomia patológica, citológica e tanatológica.”

Ainda de acordo com o referido despacho:

“O disposto no artigo anterior não prejudica:

a) A continuação da ministração dos ciclos de estudos de licenciatura em Análises Clínicas e de Saúde Pública e em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica;

b) A criação de novos ciclos de estudos de licenciatura em Análises Clínicas e de Saúde Pública e em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica;

c) Os reconhecimentos que foram proferidos da habilitação para o exercício das profissões de técnico de análises clínicas e de saúde pública e de técnico de anatomia patológica, citológica e tanatológica.”

Podem descarregar o documento aqui: (https://dre.pt/application/dir/pdf2sdip/2014/07/138000000/1868618687.pdf)

No site do pathologika, foi efectuada a sondagem “Concorda com a agregação/fusão dos 1ºs ciclos de estudos de ACSP e APCT?”. Dos 815 participantes, 353 votos concordam e 459 não concordam.

Independentemente de neste momento ser difícil perceber se será (ou não) uma união vantajosa para os técnicos de ACSP e APCT,  apenas uma pergunta se impõe: a licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais habilita o profissional para o exercício da profissão de Técnico de análises clínicas e de saúde pública E Técnico de anatomia patológica, citológica e tanatológica, ou apenas para uma das duas? Alguém sabe como responder a esta questão?

Sobre o autor

Carla Brito Lopes

Carla nasceu a 14 de Fevereiro de 1977 em Viana do Castelo. Completou o bacharelato em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica na ESTES-Porto em 1998 e licenciou-se em 2001 pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde em Lisboa. Concluiu a certificação em Laboratory Management pela ASCP (American Association of Clinical Pathology) em Setembro de 2016.
Actualmente encontra-se a frequentar mestrado em Genética Molecular e Biomedicina na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.