Como saber se a hematoxilina continua com poder corante?
A oxidação excessiva ou completa da hematoxilina (sobre-oxidação), pode transformar a hemateína num composto leucoderivado sem capacidade de corar intensamente os ácidos nucleicos de azul.
De acordo com Lillie, a cor da solução de hematoxilina é um indicador da sua capacidade corante e da integridade do complexo hemateína-mordente. Uma vez que o mordente confere carga total positiva ao corante, a sobre-oxidação da hemateína implica que esta deixe de ter capacidade corante.
Soluções de hematoxilina de cor azul indicam concentração de mordente viável e adequada e hematoxilina não sobre-oxidada. Soluções de hematoxilina avermelhadas são indicador de hematoxilina sobre-oxidada.
A sobre-oxidação torna a hematoxilina castanha / vermelha e a coloração de núcleos com este tipo de hematoxilina resulta em coloração nuclear avermelhada o que pode colocar em risco o diagnóstico.
Nos vídeos que se seguem, são apresentados dois métodos práticos e rápidos para testar a capacidade corante da hematoxilina.