Célula

Autor: Carla Lopes. Ver página autores.
Última edição: Pathologika, 9 de Setembro de 2015
Citar esta página: Lopes, C., Célula – Pathologika. Available at: https://pathologika.com/histologia/celula/ [Acedido: data].

A célula é a mais pequena unidade que detém todas as qualidades que associamos à vida. São as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Em termos de estrutura, existem dois tipos de células as procariotas (bactérias) e as eucariotas (todos os seres vivos com excepção das bactérias).

As células procariotas apresentam o seu genoma em contacto directo com a porção plasmática da célula enquanto que as eucariotas contêm o seu genoma dentro do núcleo (Figura H21).

 

Célula eucariota e procariota

Figura H21. Célula eucariota e procariota Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Célula#/media/File:Celltypes.svg

A célula eucariota tem uma grande variedade de tamanhos e formas, cada uma com as suas características e funções específicas. No entanto e de uma forma simplificada, pode ser dividida em citoplasma e núcleo. Nos humanos, as únicas excepções a esta classificação são os eritrócito e as plaquetas (que não tem núcleo).

Ao conteúdo intracelular existente entre o núcleo e a membrana plasmática dá-se o nome de citoplasma, que por sua vez está preenchido por uma substância viscosa denominada citosol (ou hialoplasma). No citosol estão os organelos citoplasmáticos. O citoplasma está envolvido pela membrana plasmática que separa a célula do ambiente extracelular. O núcleo contém um conjunto completo de instruções genéticas (genoma) sob a forma de cromossomas.

Na maioria das células o citoplasma é especializado regionalmente, ou seja, perto do núcleo está normalmente situado o centrossoma e o aparelho de Golgi. Os lisossomas estão adjacentes ao aparelho de Golgi e o retículo endoplasmático e as mitocôndrias encontram-se mais à periferia da célula. Além dos organelos citoplasmáticos também se encontram nas células as inclusões. As inclusões referem-se, por exemplo, a nutrientes armazenados (exemplo: lípidos), pigmentos (exemplo: melanina) e a alguns materiais cristalinos (exemplo: grânulos dos leucócitos).